moulin rose
porque temos o direito de nos contradizer. todos os dias se for preciso.

Previous Posts

Archives

terça-feira, julho 15, 2008
puzzled
Primeira cena: ela, sentada numa mesa de restaurante com luz amarela, a ler o papel acabado de retirar de dentro de um fortune cookie (nunca percebi porque é que os restaurantes chineses não têm disso cá no burgo).

O resto do filme seria todo em analepse para se perceber como é que se tinha chegado àquele futuro. Analepse que ela nunca perceberia porque ainda não tinha chegado o tempo de ver a big picture da sua vida. Na verdade, a analepse seria fragmentada, com as histórias contadas a partir da perspectiva das pessoas com quem se tinha cruzado e que tinham contado. Por isso é que ela nunca poderia plenamente conhecer a big picture: afinal, só tem metade das peças do puzzle.

Só o espectador é omnisciente. Conhece os dilemas, os diálogos interiores, os motivos. Só o espectador. E esse não tem a possibilidade de avisar. Mesmo que tivesse, os puzzles às vezes são como os dominós.

Nesta confusão de jogos de tabuleiro contam as peças que o acaso, destino, deus ou o adn distribuíram por cada um dos stakeholders. Jogos em que não há limite de participantes. Contam as estratégias. Conta a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Conta se a nossa intenção é ganhar ou ir jogando; fazer bonito ou ser rápido e eficiente.

Na hora da morte (ámen), o puzzle completo. Plenitude ou fracasso na medida da beleza do dito.

Etiquetas:

posted by clarisca at 10:54 da manhã